Mensagem
do CEO
Miguel Gil Mata 

Os resultados que hoje divulgamos encerram um ano em que, graças ao esforço de todos os elementos que fazem parte do universo da Sonae Capital, lográmos concretizar vários marcos da nossa estratégia corporativa. Hoje podemos afirmar que somos uma empresa de maior dimensão e com um portefólio de negócios mais consolidado. O Volume de Negócios das nossas Unidades de Negócio continuou a crescer e concluímos o ano de 2018 com 183,5 milhões de euros, 16,3% acima de 2017, e com um EBITDA de 20,6 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 18,6% face ao ano transacto.

A unidade de Activos Imobiliários, fulcral para o financiamento da nossa estratégia corporativa, continuou a apresentar uma performance em linha com o esperado. Em 2018, destaca-se a venda, por 30 milhões de euros, de um dos activos emblemáticos do portefólio da Sonae Capital, o Loteamento EFANOR, para além dos CPCVs da Unop 3, em Tróia, e do Edifício Metrópolis, na área metropolitana do Porto. Já ao nível das Unidades Turísticas Residenciais, em Tróia, completámos, em 2018, 38 escrituras de compra e venda, no valor de 14,7 milhões de euros (às quais acrescem 5 escrituras, no valor de 2,3M€, já no início de 2019), num ritmo de vendas que não alcançávamos desde 2014.

Registamos com satisfação que os nossos negócios, ainda que com naturais diferenças de ritmo e de ambição, continuam numa lógica contínua de crescimento. Na Energia, 2018 foi o ano em que estabelecemos as fundações para explorar um novo mercado, o México, essencialmente por via da tecnologia de cogeração, em que detemos know-how e experiência relevantes. No Fitness, integrámos com sucesso as aquisições do Pump e Lagoas Park, ao mesmo tempo que abrimos três novos Clubes, atingindo, no final do ano, as 3 dezenas de clubes. Em Hotelaria, ganhámos a concessão para abrir uma nova unidade no icónico edifício da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, o que permitirá iniciar a nossa actividade em Lisboa, que consideramos um destino de inegável potencial. No segmento de Refrigeração & AVAC, continuámos a melhor a rentabilidade e sustentabilidade da operação.

Na Adira, o ano de 2018 foi marcado por um conjunto de profundas transformações de cariz operacional e estrutural, em todas as áreas da empresa. Não obstante o inevitável impacto na rentabilidade operacional, num horizonte de curto prazo, estas transformações visam dotar a Adira dos recursos e processos necessários para colocar a actividade em patamares muito superiores, tanto em volume como em rentabilidade, em linha com o potencial que, reafirmamos, a companhia encerra.

Estamos certos de que, com uma dívida líquida de 119,8 milhões de euros no final de 2018, mantemos uma estrutura de capital adequada para a tipologia de negócios e activos detidos pelo Grupo, mesmo após a distribuição de dividendos, em Maio, no valor de 15 milhões de euros e o investimento realizado, no valor de 32,6 milhões de euros – essencial para o caminho de crescimento que pretendemos trilhar.

Não temos dúvidas de que os desafios continuarão a ser grandes, mas também é certo que sabemos o caminho a percorrer para os superar. Ambicionamos um negócio de Energia de maior dimensão, que cresça também fora de Portugal, e um negócio de Fitness líder de mercado. Estamos confiantes de que o negócio de Hotelaria conseguirá capturar, em todas as suas localizações, o potencial que o sector oferece, e desejamos um negócio de Refrigeração & AVAC mais rentável, não deixando de referir a operação em Tróia, que pretendemos que se destaque, cada vez mais, como um destino de excelência. Por fim, estamos determinados em criar todas as condições para que a Adira demonstre o seu potencial intrínseco e possa cumprir, na plenitude, o seu papel de embrião de uma nova área de actividade da Sonae Capital.

Tendo em conta os resultados que comunicamos hoje, em que saliento o resultado líquido positivo das operações correntes, e as tendências de evolução que se vão evidenciando, parece-me que 2019 só pode ser encarado com optimismo.

Miguel Gil Mata, Comunicado de Resultados 2018

© Sonae Capital 2019. Todos os direitos reservados
Para melhorar a sua experiencia de navegação este website utiliza cookies. Ao prosseguir a navegação está a consentir a sua utilização. Para saber mais por favor leia a politica de privacidade.