Mensagem
do CEO
Miguel Gil Mata 

A Sonae Capital começou o ano de 2020 com a expectativa de manter as tendências de forte crescimento de 2019, o nosso melhor ano de sempre – e os resultados dos primeiros dois meses eram auspiciosos desse caminho.

Mas o surgimento e a rápida propagação, à escala global, da pandemia Covid-19 teve um impacto enorme nas empresas, nomeadamente nos seus colaboradores, que são o seu capital mais valioso, bem como em clientes, fornecedores e parceiros. Todos se viram a braços com uma situação inesperada e de elevada exigência, que redundou numa crise com impactos económicos e sociais que são, ainda hoje e, acredito, durante algum tempo continuarão a ser, incalculáveis. E o facto é que a pandemia nos obrigou a parar, a reflectir e a fazer ajustes significativos nos nossos negócios.

Assim, e com o objectivo de mitigar os impactos da pandemia no desempenho das operações, trabalhámos, por um lado, os níveis de resiliência e reforçámos as medidas de optimização de custos operacionais e, por outro, ajustámos a oferta ou o modelo de negócio, ao mesmo tempo que revimos o plano de investimentos e assegurámos níveis satisfatórios de liquidez. Conseguimos encerrar o ano com um crescimento no Volume de Negócios de 16%, alcançando os 308 milhões de euros, principalmente devido ao desempenho de Energia, mas em contrapartida tivemos uma quebra anual de 54% no EBITDA, para 17 milhões de euros. Já o Resultado Líquido situou-se em 36,9 milhões de euros negativos e a Dívida Financeira Líquida aumentou para 173,9 milhões de euros, como corolário deste desempenho, mas também do nível de investimento necessário para cumprirmos os objectivos mais centrais da nossa estratégia.

No contexto do nosso portefólio, o negócio de Fitness foi, e continua a ser, dos mais impactados pela pandemia. Porém, é da mais elementar justiça referir que a actuação do negócio ao longo deste ano tão desafiante foi notável, quer na aceleração de novas avenidas de crescimento, como são exemplos o ginásio online, o ginásio outdoor e o lançamento de um modelo de franquia, quer ao nível do reposicionamento, com o lançamento de dois Clubes sob a marca Element, que se destaca por ser uma oferta verdadeiramente low cost.

Na Hotelaria, o ano foi também fortemente condicionado pelas restrições à mobilidade internacional e à circulação de pessoas. Assistimos a sinais muito positivos em Tróia, em resultado de uma procura fundamentalmente por parte de turistas nacionais durante a época do Verão, com impacto positivo também no desempenho das Operações. Já no Porto e em Lagos, a situação foi mais difícil, mas mantemos a nossa ambição e o nosso plano de expansão prossegue. Em 2021, vamos acrescentar duas unidades ao nosso portefólio de Hotéis: Santa Apolónia, em Lisboa, e Avenida dos Aliados, no Porto.

Na Adira, a actividade comercial esteve também muito condicionada e a progressão do nível de encomendas não foi favorável. Como sabemos, o sector dos bens de equipamento é muito dependente dos ciclos económicos e da evolução dos níveis de confiança que, por sua vez, têm sido impactados à escala global pela pandemia.

Em contraste, o negócio de Energia foi o mais resiliente do nosso portefólio. A Capwatt concretizou em 2020 vários dos objectivos centrais da sua estratégia, dos quais destaco o arranque da central de biomassa de Mangualde e a aquisição de seis centrais de cogeração localizadas em Espanha. Esta operação, que permitiu à Capwatt mais do que duplicar a potência instalada e incorporar mais de 100 colaboradores, é especialmente reveladora do acelerado crescimento que o negócio tem sido capaz de gerar.

Apesar do contexto pandémico, a unidade de activos imobiliários continuou a ter um contributo muito significativo para o financiamento da nossa estratégia corporativa. Este ano completámos escrituras no valor de 35 milhões de euros, sendo que 21 milhões de euros correspondem à venda do activo onde opera o Aqualuz Lagos e quase 12 milhões de euros são referentes à venda de unidades turísticas residenciais em Tróia.

2020 foi um ano sem precedentes, que mudou de forma indelével as nossas vidas. Reinventámos os nossos negócios e aprendemos novas formas de trabalhar, preservando a união das nossas equipas, a relação com os nossos clientes e fornecedores e apoiando a comunidade com sentido de missão. Continuámos também a perseguir os objectivos relacionados com o capital natural, nos quais o combate às alterações climáticas assume um papel fundamental. No campo do capital humano, lançámos várias iniciativas transversais, com a finalidade de promover uma sociedade mais igualitária e mais inclusiva. Não posso estar mais orgulhoso das nossas equipas. Não posso estar mais grato.

Lançamos este ano o primeiro relatório integrado da Sonae Capital. Com base num princípio de transparência, pretendemos divulgar todos os anos, de forma muito clara, o nosso compromisso no domínio ambiental, social e do governo societário.

É com base neste conjunto de transformações contextuais e de transformações estruturais que aprendemos e preparamos o dia de amanhã. As pessoas que fazem parte do universo Sonae Capital fazem parte do nosso caminho neste ano de 2021, ainda grandemente marcado pela pandemia, mas que abordamos com confiança, segurança e, estou certo, com a capacidade de nos adaptarmos aos desafios que nos aguardam. Guiados pelo nosso propósito, estamos, e estaremos sempre, inteiramente comprometidos com a criação sustentada de valor económico, social e ambiental.

Miguel Gil Mata (Relatório ESG 2020)

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